4 Tipos de Chá que são curingas no dia a dia

Temos uma infinidade de tipos de chá disponíveis do mercado e fica até difícil escolher qual comprar. A gente aqui adora um chazinho, não importa se está frio ou calor. Então, separamos os 4 tipos de chá que não faltam na nossa cozinha, pois possuem propriedades excelentes para o nosso organismo.

  • Camomila: esse é um clássico e a grande maioria das pessoas já deve ter bebido. O chá de camomila tem propriedades calmantes, auxiliando na diminuição do estresse e proporcionando um relaxamento dos nervos e dos músculos, além de ser ótimo para o sistema imunológico. Por isso é uma boa opção para aliviar cólicas e gripes. Nós gostamos muito da versão em que, além da camomila, o chá possui também capim-cidreira, hortelã e erva-doce, pois é uma excelente opção pra tomar antes de dormir e dar aquela relaxada.
  • Macela: também chamada de Marcela, este chá é muito usado principalmente para auxiliar no tratamento das doenças gastrointestinais (como diarreias, dores de estômago e enjoos). Ajuda nos processos digestivos e também na saúde da pele e cabelos. O ideal é preparar o chá com as flores da macela, por isso na nossa cozinha não temos os saquinhos e sim a planta mesmo.
  • Boldo: aqui temos outro chá excelente para auxiliar na digestão. Mesmo que você não esteja com problemas estomacais, ele ajuda bastante naqueles dias em que comemos um pouco além da conta. Diminui a sensação de “peso” no estômago. Possui na sua formulação a lactona, substância muito eficaz na digestão de gorduras. Outra propriedade importante do chá de boldo é o auxílio no funcionamento do fígado, o que torna esta bebida ótima para amenizar efeitos desagradáveis causados pela ingestão excessiva de álcool. Aqui fica a dica pra ingerir este chá após as refeições (mesmo que você não tenha exagerado).
  • Chá Verde: possui muitos benefícios, mas talvez o mais conhecido seja no quesito emagrecimento. Como ele é termogênico ajuda a queimar gordura, além de manter o metabolismo acelerado. Apresenta também antioxidantes, atuando contra o envelhecimento precoce. Há estudos também mostrando que o chá verde pode prevenir alguns tipos de câncer. Importante lembrar que ele tem cafeína, ou seja, seu consumo deve ser moderado pois pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas (como insônia, palpitações e tonturas). Como ele possui um sabor mais amargo, utilizamos versões que apresentam aromas junto, como laranja, abacaxi, gengibre e hortelã.

Um bom chá não tem hora nem lugar para se apreciar. Mas é preciso ressaltar que, mesmo sendo visto como algo “natural”, cada tipo de chá tem seus efeitos colaterais e pode não fazer bem para todas as pessoas. Além disso, não se deve substituir medicações por chás sem consultar um médico, bem como consumir qualquer tipo sem antes se informar com especialistas se trará alguma contraindicação.